Adotar a prática do Método Pilates durante a gestação é um excelente recurso para quem deseja continuar se exercitando ou para as grávidas que pretendem iniciar uma atividade, pois o método Pilates é um dos caminhos mais seguros e eficientes para se exercitar.

gravida

O método Pilates respeita o grau de condicionamento físico do aluno e por isso é possível realizar variações nos exercícios que podem adequar-se para o iniciante, intermediário e avançado. Algumas poucas contraindicações inviabilizam sua prática, por exemplo, se a gestante apresentar sinais de parto prematuro, risco de descolamento da placenta, entre outros, por isso é imprescindível a orientação, autorização e acompanhamento médico.

O foco da prática do Pilates durante a gravidez é a conservação do tônus muscular satisfatório para assessorar no momento do parto e precaver os incômodos provocados pelas alterações posturais e aumento da sobrecarga, assim como a escolha cuidadosa dos exercícios que podem ser executados com segurança pela grávida.

Existem algumas particularidades que são importantes para o bem estar da gestante, portanto cada trimestre gestacional exige um programa específico de treinamento. Recomendam-se aulas individuais para que seja possível atender cada mulher em suas necessidades específicas.

A prática deve ser realizada sob orientação de um instrutor experiente, capaz de adaptar o Método e utilizar os equipamentos no sentido de oferecerem a assistência e a resistência necessárias para uma prática segura e eficiente.