Quando a prática da yoga começou a se tornar mais conhecida, havia ao seu redor a noção de que ela era mais apropriada aos adultos, devido a uma suposta complexidade de seus ensinamentos, do que para adolescentes e crianças (principalmente estas) que possivelmente teriam mais dificuldade em apreender os ensinamentos. Porém, com o passar do tempo foi-se constatando que não apenas a yoga em sua essência busca precisamente nos trazer para um estado maior de simplicidade através de práticas que podemos realizar enquanto cumprimos com nossas tarefas do cotidiano, mas que ela não é tão limitada de acordo com a faixa etária de seus praticantes.

Isto vem sendo comprovado pelas aulas de yoga em creches em Londres, de acordo com um artigo postado pelo site BBC. Nele, a professora de yoga, Jessica Reece Bloch diz que acha que não há idade mínima para aprender yoga. Ela também diz: “Elas entendem onde estão seus braços, pernas, cabeça. Entendem sua respiração. Entendem como o corpo reage quando estão com raiva. E entendem como o corpo responde quando tentamos acalmá-lo por meio da respiração.”

De acordo com a professora Mine Sattaur, da creche comunitária Noah’s Ark, após a aula de yoga as crianças vão ao jardim mais calma e que além disto: “Elas se abrem. Conversam umas com as outras. Conseguem esperar por sua vez. Parece ser algo que as acalma. Há uma energia positiva.”

O plano da Fundação London Early Years é levar as aulas de ioga e mindfullness para crianças de toda a cidade.

Nós aqui do Spazo – Centro de Formação, apoiamos esta iniciativa da Fundação e oferecemos aulas de yoga para crianças a partir dos 7 anos e adolescentes, na esperança de que no futuro este projeto possa se ampliar de forma a ajudarmos a promover mais espiritualidade para construirmos juntos uma sociedade e um futuro mais consciente e melhor para todos.

Aulas: Segundas e Quartas, 14:00 às 15:00 e 15:00 às 16:00.

Inscrições: