“Empoderamento” é uma tradução livre da palavra em inglês ‘empowerment’. Para Kathrine Mansur, instrutora de Pilates do Karla Relvas Pilates Studio, fisioterapeuta e mestre em saúde coletiva, o verbo “empoderar-se” significa: “…tomar poder sobre si; é ter autonomia para decidir o próprio destino, responsabilizando-se e respeitando a si própria e suas convicções; é, ainda, o fortalecimento de suas próprias capacidades.”

A maioria das mulheres de 3ª idade desta geração foram mulheres tidas como “do lar”: viveram por anos para cuidar da casa, de seus filhos, de seus maridos, e muitas vezes isto as levou a esquecerem-se de si mesmas, de quem elas são separadas destas funções e por isto muitas passam a olhar para si mesmas somente na 3ª idade, quando geralmente seus maridos já estão aposentados e seus filhos já se tornaram independentes financeira e emocionalmente. O empoderamento tende a ser trabalhado de forma mais plena nesta fase da vida, quando a mulher, após passar tantos anos desempenhando ‘n’ funções, mais voltadas para o bem-estar alheio, agora possui tempo e desejo de se voltar para si mesma. Conforme afirma Kathrine: “E, sendo assim, hoje em dia, essa mulher consegue trabalhar a autoconfiança, aceitando seu corpo, fortalecendo-se e lutando pela melhora da sua qualidade de vida.”

Para citar um exemplo dos benefícios que o Método Pilates pode promover a uma mulher de 3ª idade, ajudando-a a trabalhar sua autoestima por meio de seu corpo, Kathrine cita o caso de uma aluna de 70 anos, casada desde os 16 anos, mãe e avó que, como muitas, abdicou de seus estudos (tinha o desejo de estudar Medicina). Quando iniciou as aulas de Pilates, possuía um diagnóstico de fibromialgia, bursite no quadril direito, dor no joelho direito e diminuição do arco de movimento e flexibilidade de um modo geral. Antes do Pilates, para aliviar a dor fazia sessões de “infiltração com corticoides” com frequência. Com as aulas do Método, além de melhora significativa de seu estado geral, de sua amplitude de movimento e flexibilidade, diminuiu a dor a ponto de não precisar mais das sessões de “infiltração”; além de tudo isso, sua autoestima se fortaleceu, tornando-a mais segura e feliz com seu corpo e tudo o que vem conquistando nas aulas.

Kathrine percebe no Pilates uma “excelente ferramenta de promoção à saúde, que acaba por corroborar para a afirmação dessas mulheres em ‘controlar/conhecer’ os fatores que afetam diretamente o seu envelhecimento, melhora da sua autoestima e socialização.”

O Método Pilates, conforme foi descrito, pode transformar uma vida para além do físico e pode ser realizado por homens e mulheres, jovens e idosos, por isto acaba por ser uma ferramenta fantástica na busca pelo empoderamento feminino na 3ª idade e em outros estágios da vida.

No Karla Relvas Pilates Studio oferecemos programas de Pilates especialmente pensados para atender a cada tipo de pessoa em suas necessidades e objetivos. Venha ser cuidado por nossa equipe! Entre em contato e agende uma aula, teremos prazer em receber você.